Ford vai matar Focus no Brasil em 2019; Ranger virará irmã da VW Amarok

October 10, 2018

Fabricante já avisou fornecedores sobre encerramento da produção da família de médios; futura parceria com Volkswagen na América Latina envolverá apenas picapes

 

Enquanto a Europa aprecia uma nova geração do Ford Focus, na América do Sul a família de modelos médios está com os dias contados. UOL Carros apurou que na última sexta-feira (28) a fabricante avisou seus fornecedores brasileiros e argentinos que encerrará a produção de Focus hatch e sedã na fábrica de General Pacheco (Argentina) em maio de 2019.

 

Vendas devem seguir até o fim do próximo ano, a depender de quanto tempo durará o último estoque. Não haverá troca de plataforma nem substitutos.

 

Segundo fontes consultadas pela reportagem, a montadora desistirá temporariamente de ambos os segmentos, por não conseguir posicionar seus produtos de maneira adequada e, consequentemente, formar um volume de vendas satisfatório.

 

Para entender a decisão basta ver os números. O Focus hatch, por exemplo, vem sendo ofuscado por Chevrolet Cruze e Volkswagen Golf num já agonizante mercado, tendo emplacado meras 2.210 mil unidades entre janeiro e agosto de 2018, contra 3.731 mil do líder Cruze.

 

Já o três-volumes -- rebatizado em 2015 como "Ford Fastback", numa última tentativa de ganhar fôlego -- ocupa um discretíssimo quarto lugar em seu nicho, tendo vendido 3.130 exemplares nos oito primeiros meses do ano, muito aquém dos 38 mil Corolla, 17 mil Civic e 13 mil Cruze comercializados no mesmo período.

 

Somados, os dois Focus totalizam meros 5.330 emplacamentos no ano no Brasil, muito pouco para justificar uma sobrevida ou troca de geração. A tendência é que a montadora aposte mais em SUVs, crossovers e até picape de porte médio-compacto para suprir a ausência do Focus na faixa de preços entre R$ 90 mil e R$ 150 mil.

 

 

Ranger e Amarok estão perto de virarem parentes, tal qual já acontece com Frontier, Alaskan e Classe X Imagem: Divulgação

 

Autolatina volta na caçamba

 

Além de matar o Focus, a Ford está muito perto de consolidar uma parceria com a Volkswagen para tornar as picapes médias Ranger e Volkswagen Amarok "irmãs" na próxima geração. A negociação é reflexo da possível aliança entre as duas companhias para desenvolvimento conjunto de veículos, anunciada em junho.

 

Segundo a agência de notícias "Reuters", o presidente da Volkswagen para América Latina, Pablo di Si, teria confirmado que as conversas estão “avançando positivamente”.

 

Outras fontes revelaram à agência que o acordo deverá se assemelhar àquele envolvendo Mercedes-Benz Classe X, Renault Alaskan e Nissan Frontier. No caso, a Volkswagen poderia ter acesso ao projeto de Ranger a fim de criar uma substituta para a atual Amarok.

 

Em troca, a Volkswagen poderia ajudar na produção de outros veículos da Ford no mercado latino-americano, incluindo de passeio, o que reviveria de maneira plena os tempos da Autolatina, quando modelos das duas marcas eram produzidos em uma mesma fábrica.

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

15 3244.8600

VIA ANTONIO LEITE DE OLIVEIRA, 265, PAULAS E MENDES - PIEDADE/SP

NOSSOS VENDEDORES:

ANTONIO 15 9 9803.4626

EMERSON 15 9 9707.7330

CÁTIA 15 9 9739.7565

NETO 15 9 9796.0816

MARCIO 15 9 9726.1999

WALDIR 15 9 9825.9199

ATENDIMENTO ONLINE

VIA WHATSAPP

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Jet Motors© 1993 - 2019 por Cerbero Comunicação & Design