Diferença entre câmbio automático e automatizado

November 27, 2018

Crédito: Shutterstock

 

Câmbio Automático ou Automatizado? Claro que nas duas escolhas o motorista terá o conforto de não pisar em embreagens ou trocar de marcha, mas os dois tem características bem distintas.

Na hora de comprar seu carro, é importante saber exatamente as características de cada tipo de câmbio para não haver arrependimentos, por isso vamos mostrar pra vocês 5 diferenças entre cada um, ponto a ponto.

 

Trocas de Marcha

– Automatizados: O sistema é mais avançado, porém é bem semelhante ao de um câmbio manual, o ponto positivo é que o acionamento da embreagem e troca de marchas é feito por atuadores hidráulicos, isso também para o câmbio com dupla embreagem.

– Automáticos: Trabalham com um conversor de torque, usado para transferir força de rotação do motor para o eixo de carga, levando em consideração que as combinações entre as engrenagens planetárias são executadas por dispositivos hidráulicos.

 

O Consumo

– Automatizados: Usa informações do veículo para fazer a troca de marchas, e possui menos sistemas hidráulicos.

– Automáticos: Leva em consideração as rotações do motor e o posicionamento do acelerador, acaba utilizando energia vinda do motor, fazendo com que o consumo seja maior.

 

A tão temida Manutenção

– Automatizados: Mais econômica e mais fácil de se fazer. O mais comum é ter que trocar apenas a embreagem de seu carro.

– Automáticos: Como é um sistema muito mais complexo, deve-se fazer a manutenção em oficinas especializadas, o que tende a ser mais caro, porém é muito mais difícil de apresentar problemas de câmbio.

 

Conforto

– Automatizados: Os famosos “solavancos” tendem a aparecer devido à desaceleração durante a troca de marcha e a aceleração quando a embreagem é acoplada novamente. Se o câmbio for de duas embreagens, não há trancos pois a próxima marcha já fica engatada.

– Automáticos: Trocas de marchas bem suaves pois o conversor de torque realiza um acoplamento que flui perfeitamente.

 

Preço

– Automatizados: As peças são mais simples e diversas são utilizadas de uma transmissão convencional, o que faz com que seja mais barato.

– Automáticos: O sistema é mais complexo, o que eleva mais o preço.

Fica a dica para que sua escolha seja mais assertiva no momento da compra de seu automóvel.

Share on Facebook
Please reload

Posts Recentes
Please reload

15 3244.8600

VIA ANTONIO LEITE DE OLIVEIRA, 265, PAULAS E MENDES - PIEDADE/SP

NOSSOS VENDEDORES:

ANTONIO 15 9 9803.4626

EMERSON 15 9 9707.7330

CÁTIA 15 9 9739.7565

NETO 15 9 9796.0816

MARCIO 15 9 9726.1999

WALDIR 15 9 9825.9199

ATENDIMENTO ONLINE

VIA WHATSAPP

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Jet Motors© 1993 - 2019 por Cerbero Comunicação & Design